quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Artur Gomes libera filme em que Hayan Rúbia aparece com suposto namorado!

Artur Gomes ao lado da poeta e cientista gaúcha, May Pasquetti,
que acreditamos ter algum grau parentesco com Hayan Rúbia.
Não, o filme não foi feito por ele, pelo menos é o que alega o poeta da cidade de Campos dos Goytacazes, Artur Gomes. Criador do Portal Fulinaíma e com mais de 4 décadas de atuação plena na poesia falada, Artur é um autêntico representante, ao lado de Mano Melo e Cairo Trindade, da geração 70.
No afã de descobrir novas pistas sobre a poeta mineira Hayan Rúbia, procuramos o poeta depois de ele nos dar um telefonema no início deste ano e fazer uma revelação bombástica: Reproduzimos aqui o diálogo com o poeta.
- Alô, é do portal cinema possível?
- Sim.
- Vocês estão fazendo um filme sobre a poeta mineira Hayan Rúbia?
- ... (Fizemos silêncio neste momento e só depois de engolir em seco é que respondemos). Sim.
- Bom, eu sou o poeta Artur Gomes, moro em Campos dos Goytacases, nasci na Cacumanga!
- Sim, nós conhecemos o senhor.
- Não precisa me chamar de senhor, não gosto de formalidades...
- Desculpe, por favor.
- Ok. Mas vamos direto ao assunto, vocês estão fazendo um filme sobre a poeta mineira Hayan Rúbia, neh? Recebi um pacote dela em 2001.
- Impossível, ela morreu em 1996.
- Olha, não posso falar muito, estou com uma filha recém nascida, cuidados de pai poeta, vocês entendem neh? Gostaria que me dessem um endereço para eu enviar um vídeo, só quero ajudar!
- Claro, anote por favor (passamos o nosso endereço para ele).
- Ok, tchau!
- Alô, alô... alô... (desligou na nossa cara).
Fizemos as malas e fomos a Campos, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, onde vive o poeta. Ele nos recebeu bem. Com um vozeirão estrondoso ele nos ofereceu uma cachacinha especial feita na cidade de Campos.
Durante a conversa, Artur Gomes, nos disse ter recebido, em 2001, um pacote com objetos pessoais da poeta. Claro que não contemos a curiosidade e perguntamos se ele teve algum affair com ela mas ele negou. Disse que eram amigos, mas quando contamos a ele sobre as declarações da poeta de Rio das Ostras,  Jaqueline Serávia ele ficou em silêncio e desconversou.
Depois de muito papo, muita poesia e muita cachaça, ele nos disse que o conteúdo do pacote não pode ser revelado na íntegra mas que estava comovido ao saber que alguém se interessou pela vida da poeta e quis colaborar. Ele não falou muito diretamente sobre Hayan Rúbia a não ser que o pacote chegou exatamente no dia 11 de setembro de 2001, quando via pela TV o famoso atentado do World Trade Center, nos EUA.
"O pacote chegou por volta de 11 horas da manhã" disse ele. "Não dei muita atenção e só abri este ano". Referindo-se ao ano corrente de 2011.
Ficamos curiosos para saber porque ele abriu o pacote 10 anos depois, mas quando nos empolgávamos e preparávamos uma série de perguntas esquadrinhadoras, ele, com a habilidade de um dos mais afamados "faladores" de poesia do Brasil, simplesmente mudou de assunto, ligou o computador e passou a tarde nos mostrando seu  belo portal de blogs, o Portal Fulinaíma. Nos divertimos muito com seus poemas e suas fotografias, além de belas reportagens sobre a arte da poesia, ao final, praticamente bêbados, tomamos o Ônibus de volta para Cabo Frio com mais uma lacuna sobre a misteriosa vida da poeta alternativa Hayan Rúbia.
Publicamos aqui uma parte do vídeo que Artur Gomes nos cedeu, infelizmente e segundo ele, feito por um cinegrafista anônimo, o que nos impede de saber, de fato, se se trata de vídeo real ou não.


3 comentários:

  1. A Hayan Rubia se tornando um mistério cada vez maior. FANTÁSTICO!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sou Regina Red. Red não por ter sido militante do Partidão e, sim, por ter olhos vermelhos. Vermelhos não de Maria Juana e, sim, de lágrimas vertidas em noites de sol na cadeira do dragão. Fui mais que amiga de Hayan Rúbia e assim como ela uso pseudônimo e sou poeta. Tenho importantes revelações a fazer sobre o "desaparecimento" de Hayan Rúbia. Entrem em contato pelo email: reginaredblue@bol.com.br

    ResponderExcluir