segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Barraco, choro e muita emoção na comemoração dos 15 anos da morte de Hayan Rúbia.


Renato Gusmão, ex-integrante do Clube dos 09, grupo criado por
Hayan Rúbia, para contrapor a hegemonia do Clube da Esquina.
Apesar do não comparecimento do poeta paraense Renato Gusmão para as comemorações dos 15 anos da morte de Hayan Rúbia, o evento aconteceu. O poeta alegou agenda lotada e dificuldade de conciliação de horário de vôo com os compromissos já agendados em Belém e Santarém. Renato, no entanto, foi gentil e explicou que numa outra ocasião falará com mais calma sobre o "Clube dos Nove", um grupo fundado por Hayan Rúbia e do qual ele fez parte.
Dificuldade à parte, a homenagem realizada no dia 07 de Agosto de 2011 entrou para a história. Foi um momento de rara alegria mas também de muita dor, choro e angústia. Falar da poeta ainda causa convulsões na platéia ainda mais quando se trata de um  público profundamente conhecedor da obra da autora.

a presença de crianças na platéia não permitiu a leitura de
certos textos da autora mas os filmes foram liberados!
A controvérsia se deu devido à presença de crianças na platéia. O papo acabou acontecendo em torno da questão da censura, já que alguns poemas de Hayan Rúbia tem conteúdo duvidoso para ser exposto à apreciação infantil. Ao ser questionada sobre o horário da homenagem, Livia Diniz, dona do espaço LD produções e também a produtora do evento, se defendeu explicando que era importante informar as novas gerações sobre a vida cultural de Minas Gerais e do Brasil. "A época da censura já caiu" disse ela com total objetividade e continuou sua fala: "Pessoas como Chacal, Torquato Neto, Clube dos Nove e Hayan Rúbia, só para citar alguns, ajudaram o Brasil a se libertar dos anos de chumbo"....

Após muita confusão, palestrantes divergem sobre datas e fatos 
da vida de Hayan Rúbia mas a harmonia foi restaurada!
Débora Diniz, jovem fanática pelo universo iconográfico da autora ficou triste com o que chamou de "caretice" por parte dos palestrantes, que, depois de exibir o trailer e o videoclipe oficial do filme negaram-se a ler os poemas da autora.  Enquanto trocava figurinhas de um extinto álbum (relíquia dos anos 80) com o artista plástico André Lopes (outro fanático), Débora subiu ao palco e desabafou: "Achei que isso aqui fosse uma homenagem séria", aos soluços recusou um copo de coca cola oferecido pela produção.

Álbuns contendo fotos de Hayan Rúbia foram manuseados pelos
participantes mas logo despareceram misteriosamente...
Apesar de alguns desentendimentos; a homenagem foi linda. Com painéis contendo fotos da poeta já na entrada do espaço cultural e belos álbuns com vastíssimo material de pesquisa. Ao final do evento todo o material sumiu repentinamente. Ninguém soube dizer quem trouxe. Lívia explicou que por questões contratuais não podia revelar de onde veio o material, quem foi que o trouxe e quem o levou. Da nossa parte, mostramos o trailler e o videoclipe oficial do filme "Enigma - O Código de Hayan Rúbia".

Débora Diniz se colocou à disposição para um bate
papo com nossa equipe. Diz colecionar figurinhas
sobre Hayan Rúbia.
Ao final, quando saíamos do espaço cultural; Débora Diniz cercou nossa equipe e se colocou à disposição para nos mostrar alguns objetos que juntou sobre a vida e obra da nossa pesquisada. Ficamos contentes com a rápida conversa que tivemos com ela e, claro, não podíamos deixar de perguntar: "onde foi que você conseguiu isso"? A resposta da jovem estudante de comunicação, no entanto foi curta e grossa... "Eu tenho meus contatos"! Achamos o tom um pouco seco, protestamos mas ela nos deu as costas, parecia mesmo bastante chateada...
Marcamos de conversar com Débora ainda este ano. Tomara que ela nos receba!!!

2 comentários:

  1. Olá. Sou Regina Red. Red não por ter sido militante do Partidão e, sim, por ter olhos vermelhos. Vermelhos não de Maria Juana e, sim, de lágrimas vertidas em noites de sol na cadeira do dragão. Fui mais que amiga de Hayan Rúbia e assim como ela uso pseudônimo e sou poeta. Tenho importantes revelações a fazer sobre o "desaparecimento" de Hayan Rúbia. Entrem em contato pelo email: reginaredblue@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina, obrigado por seu apreço e apoio à memória de Hayan Rúbia, assim que for possível, faremos contato sim, muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir